Cataratas do Iguaçu é o sistema que consiste de 275 cachoeiras ao longo de 2,7 Km do Rio Iguaçu. Algumas das quedas individuais têm até 82 metros de altura, embora a maioria tenha cerca de 64 metros. A Garganta do Diabo, uma queda em forma de U, tem 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento, é a mais impressionante de todas as cataratas e marca a fronteira entre a Argentina e o Brasil. Embora o território brasileiro abrigue mais de 95% da bacia do rio Iguaçu, dois terços das cataratas ficam em território argentino. Cerca de 900 metros dos 2,7 km de comprimento, não tem água que flui sobre ele. A borda da tampa de basalto recua cerca de 3 mm por ano. A água do baixo Iguaçu se acumula em um cânion que drena no rio Paraná, a uma curta distância da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A junção entre a água marca a fronteira entre Brasil Argentina e Paraguai.
As Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas de água, em extensão, do mundo. É uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Elas estão localizadas na cidade de Foz do Iguaçu (PR/Brasil), na fronteira com a cidade de Puerto Iguazú (Argentina).
São 275 saltos dos mais variados tamanhos, sendo o maior deles com 80 metros de altura, chamado Garganta do Diabo. Em média são 1.500m3 de água por segundo de vazão. O formato das cataratas é como uma ferradura, isso proporciona uma vista panorâmica e única pelo lado brasileiro. As Cataratas do Iguaçu recebe esse nome pelo fato de estar no Rio Iguaçu, que é a fronteira do Brasil e Argentina na região. Você pode visitar as cataratas pelos dois lados da fronteira, que oferecem aos turistas toda uma infraestrutura como passarelas, mirantes, lanchonetes, restaurantes, banheiros e lojas.
Além das quedas em si, você terá ao seu redor uma enorme área verde com uma rica fauna e flora para apreciar, pois as cataratas estão localizadas dentro de uma das últimas reservas de Mata Atlântica, o Parque Nacional do Iguaçu (P.N. Iguazú na Argentina) com seus 185 mil hectares do lado brasileiro e mais 65 mil hectares do lado argentino. A magnitude dos 275 saltos d’água contagiou o mundo e deu o título ao atrativo. Além das quedas em si, você terá ao seu redor uma enorme área verde com uma rica fauna e flora para apreciar, pois as cataratas estão localizadas dentro de uma das últimas reservas de Mata Atlântica, o Parque Nacional com seus 185 mil hectares do lado brasileiro e mais 65 mil hectares do lado argentino. As Cataratas do Iguaçu recebe esse nome pelo fato de estar no Rio Iguaçu, que é a fronteira do Brasil e Argentina na região.
Do lado brasileiro há uma trilha que passa por vários mirantes e um elevador panorâmico ligando a base das quedas ao nível superior do rio. Há também passarelas, caminhos que foram construídos para levar o turista a diversos mirantes, assim apreciando tudo de mais perto.
atrativos turísticos relacionados