Foz abriga uma das mais suntuosas mesquitas do Brasil, cidade com a segunda maior comunidade árabe do Brasil, com 12 mil imigrantes e descendentes, Foz do Iguaçu abriga uma das mais suntuosas mesquitas do País. O templo islâmico fascina por suas formas e por ser símbolo de uma religião enraizada na Tríplice Fronteira há seis décadas, quando aqui chegaram os primeiros muçulmanos.
A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab tem sua arquitetura inspirada no segundo maior centro sagrado do islamismo, a Mesquita de Al Akssa, em Jerusalém. O primeiro é Meca, na Arábia Saudita. Tamanha beleza está de portas abertas à população desde 1998, com o objetivo de difundir a verdadeira essência não fundamentalista do Islamismo. Antes de entrar no espaço sagrado, é preciso respeitar alguns costumes. O primeiro deles é deixar os sapatos na entrada do templo e entrar descalço no salão oval, cujo único esmero é um aconchegante carpete. O ambiente dispensa estruturas comuns a outras religiões, como altares e imagens.
Sua área construída é de 600 metros quadrados, destes o salão oval de orações ocupa cerca de 400 metros quadrados. Além do carpete, as paredes e quadros com versículos do Corão (livro sagrado dos muçulmanos) também possuem grande poder de fascinação. A tradução pode ser solicitada ao coordenador da visita.
O interior da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab considerado um dos mais íntegros e piedosos homens da história muçulmana é ornamentado com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados.
É possível saber um pouco do funcionamento do templo, como o uso de uma fonte destinada às abluções purificadoras rituais. O sheik (equivalente ao sacerdote) fica em frente do mihrab, uma espécie de nicho feito na parede e direcionado a Meca. Dali, o religioso dirige a oração aos fiéis.
atrativos turísticos relacionados